quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Amor nos dias de hoje


Três coisas que eu aprendi sobre o amor.
1º Ele não é fácil. Você pode tentar de qualquer maneira não sofrer por amor, mas você sempre sofre.
2º Ele não é difícil. Amar uma pessoa pode levar tempo, porém quando você realmente a ama, é um sentimento de alegria que você não consegue segurar.
3º Você sempre tem de se doar. E às vezes uma prova de amor acaba levando à morte de uma pessoa.
O grego tem três palavras para o amor: eros, ágape e philos. O primeiro é o amor romântico (Cântico dos Cânticos 8.6). O segundo é o amor fraternal, digamos (1Coríntios 13.13; Romanos 5.8). E o terceiro é uma amizade.
A frase Eu te amo hoje tomou uma nova forma: um bordão sem sentimento. Hoje quando duas amigas se conhecem, no mesmo dia a frase é dita: sem nenhum sentimento. No outro dia brigam, e no outro se amam. E a frase continua lá – firme e forte.
O amor hoje também passou de pessoas para coisas. C. S. Lewis disse que o inglês possui duas formas para amar: like e love. O primeiro é mais geral: I like cars (Eu gosto de carros), e o segundo é o amor de fato: I love my cousin (Eu amo meu primo), mas não é o que vemos hoje. Ao invés de ‘I like chocolate’ (Eu gosto de chocolate), por exemplo, o que se ouve é ‘I love chocolate’ (Eu amo chocolate). Claro que, neste caso, o love está sendo usado para dar ênfase ao fato de gostar muito de chocolate. O problema é o sentimento. Geralmente, as pessoas não nutrem sentimentos por chocolate – ou por uma lata de lixo ou uma roupa. O português tem três formas básicas: gostar, adorar e amar. Elas são bem divididas. Eu gosto de chocolate, eu adoro chocolate e eu amo chocolate. O primeiro é uma expressão geral, o segundo mostra que você gosta bastante de chocolate e o terceiro é o amor-sentimento. Entretanto, o que ouvimos por aí é apenas o ‘eu amo chocolate’.
Longe de mim dizer que a forma dita está errada. O que quero dizer é que enquanto atribuirmos uma questão sentimental a algo que não deve ser sentimental, nós estaremos nos apegando mais ao mundo material. E é exatamente deste mundo que devemos nos desprender. Cristo disse que deveriamos amar uns aos outros – mas não disse que isso era fácil. As Escrituras também dizem para não nos apegarmos a este mundo – ele há de passar. Mas o quão dispostos a isto nós estamos?
Devemos a cada dia ter este amor ágape – fraternal – uns com os outros. Seja ao ajudar a carregar um pacote ou ajudar um amigo pelo computador.
Vamos fazer a diferença e começar a amar aquela pessoa que está mais próxima da gente – e não a página de rede social que está aberta simultâneamente à janela deste texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OPINIÃO

Este blog é destinado ao debate de temas políticos.
Portanto, participe sempre dando suas próprias
opiniões, com responsabilidade.

Seja bem vindo !