sábado, 16 de julho de 2011

RACIONALIZAÇÃO

Racionalização vista por um leigo


"No geral, há duas razões para tudo o que fazemos: a  razão alegada e a razão real".  Isto não é coisa de adicto, mas da vida, do ser humano, de cada um de nós. 
A racionalização é um dos mecanismos  de defesa do ego mais preponderante dentre os demais. Quando racionalizamos  nos tornamos desonestos, enganadores,
 com o senso de integridade corrompido. 
É muito comum encontrarmos justificativas  para nossas falhas, nossas ações, dai transformamos "nossas preferências  emocionais em conclusões racionais". 
Quando digo que vou para minha terra  ver minha irmã em véspera do são joão, na verdade estou indo mesmo passar o são joão em casa dela, porque é uma festa que eu gosto. Do mesmo modo que o sujeito que toma vinho alegando ser o mesmo ótimo para o coração. 
Na verdade bebe porque gosta da bebida. Ninguém toma cerveja por conta do malte, mas porque gosta de beber, verdade seja dita. Quando racionalizo utilizo a inteligência para negar a verdade, transformo desejos em fatos. A racionalização gera desonestidade consigo mesmo e, se sou desonesto comigo mesmo porque não serei com o próximo? Perdemos nossa autenticidade  através da sabotagem. Quando racionalizo sou insincero. A necessidade  de racionalizar busca fazer com que uma  verdade deixe de ser verdade e o mal se transforme no bem. Infelizmente a racionalização é largamente empregada  nas mais diversas situações. 
Ela se faz presente nos relacionamentos, ocorre com muita gente e não apenas com adictos, mas também pelos co-dependente. 
Cabe a quem se propõe agir de maneira honesta não mais se valer de um recurso que nos torna desonestos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OPINIÃO

Este blog é destinado ao debate de temas políticos.
Portanto, participe sempre dando suas próprias
opiniões, com responsabilidade.

Seja bem vindo !